quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Por motivo de força maior...

Hoje, particularmente, passei a tarde escrevendo e então decidi dar uma ressuscitada aqui no bloguito.

Na verdade estou com um novo blog no forno, mas pretendo manter este aqui que é o lugarcertos pras minhas divagações.

Bom, vamos ao texto...

Infelizmente, estamos vivendo uma(outra) onda de vandalismo e terror no Rio de Janeiro.

Diz-se que, em represália à atual e controversa política de segurança pública, do então (demagogo) Sr. Governador, Sérgio Cabral. E também por conta da transferência de 15 presos daqui para o Paraná.

O cenário, em alguns lugares, é de guerra. As pessoas ficam alarmadas e com medo, mas precisam seguir para seus trabalhos, levar seus filhos à escola e comparecer aos seus compromissos.

Mesmo assim, as pessoas que aqui vivem e amam o Rio e nem mesmo a própria cidade, merecem que se generalizem as coisas. Porque quem está de fora, que vive em outro estado ou outro país, acaba tendo uma visão errada da cidade que continua sendo Maravilhosa.

Uma cidade de gente simpática, hospitaleira, alegre, cordial, trabalhadora. Uma cidade que tem tanta beleza natural, tantas opções culturais e que não merece ser vista "apenas" como um lugar perigoso.

É impressionante como as notícias de tragédia e destruição sempre sobrepõem as boas notícias. Acho incrível como as pessoas sentem prazer em falar sobre coisas ruins. Não que se deva esconder, óbvio que não, ou nada seria feito, mesmo. Mas daí a ficar publicando sensacionalismo apenas, tenha dó.

O caos está instalado aqui na minha cidade e há três dias e três noites que o que se vê é violência, vandalismo, terror. Mas isso já ocorreu em 2006, nesse ano com mortes e passou. Em São Paulo, também em 2006, ataques do PCC (Primeiro Comando da Capital) mataram 540 pessoas e passou. Nem assim as pessoas deixaram de amar São Paulo com toda a sua cultura, riquezas e imensa gama de oportunidades.

Não estou, de maneira alguma defendendo a violência ou dizendo que temos que sentar e esperar a poeira baixar ou ver a banda passar. O que temos que fazer, ao invés de ficarmos por aí, espalhando a notícia de que o Rio de Janeiro é lindo mas é perigoso, é nos concientizarmos na hora de dar o nosso voto a qualquer um, com a justificativa de que pior que tá não pode ficar. É, já que “elegemos” os governantes que aí estão, nos mobilizarmos e cobrar deles, a segurança a qual temos direito. Cobrar providências enérgicas mas coerentes e que realmente tenham chance de melhorar a situação. Porque não adianta ficar dizendo que todo o (insuficiente) contingente das polícias está nas ruas, se esse contingente não está capacitado e abastecido devidamente. Não adianta, o senhor governador ir pras rádios e pra televisão, querer enaltecer que o Rio vai ser sede de Olimpíadas e que vai sediar jogos da Copa do Mundo e que temos a menor taxa de desemprego do país, se quando o bandido decide atacar, aqueles que deveriam nos defender, não conseguem combater o crime porque os bandidos tem mais astúcia e munição de guerra. Temos direitos, pagamos impostos absurdos! E a guarda nacional, onde está que não ajuda?

Li em matéria do Estadão:

“De acordo com o Índice Global da Paz (IGP), o mundo ficou menos pacífico no ano passado, apesar da queda no número de conflitos armados. Dados divulgados esta semana mostram que as taxas de homicídio e crimes violentos aumentaram em todo o mundo, particularmente na América Latina, onde os níveis de tranquilidade tiveram a maior queda nos últimos 12 meses.”

E também que:

“Pelo segundo ano consecutivo, a Nova Zelândia foi considerada o país mais pacífico do mundo...”

Então, acontece no mundo inteiro. Não adianta ficar aí, parado, divulgando notícias ruins. Vamos divulgar a PAZ. Porque ela é possível sim. Porque é isso que o bandido quer, que todo mundo fique aterrorizado, divulgando o sucesso dos ataques deles. Porque quando quando a gente concorda com o terror, mais o terror cresce, mais ele ganha espaço.

Senhores governantes, vão lá pra Nova Zelândia, vão aprender o que é fazer segurança. Tudo bem que é outro país, outro tipo de cidadão, outro nível de vida, mas comecemos com adaptações até alcançar a estratégia que funciona. Vamos almejar sim viver como na Nova Zelândia, porque a melhora parece distante mas ela é possível! Utópico demais? Sim, pode ser, mas quem no mundo não sonha em melhorar? Melhorar a vida, a casa, a profissão, o carro, continuar os estudos, mudar a cor dos cabelos, qualquer coisa que seja, estamos sempre desejando o melhor. Então porque não podemos levar conosco, o nosso próximo, o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso estado e nosso país? O problema é que a grande maioria das pessoas só pensa em melhora pra si mesmo. E aí vamos ao clichê: Uma andorinha só não faz verão! Infelizmente, a pessoa pode ser a melhor do mundo, mas se ao seu redor nada está direito, de nada adianta o seu progresso. Vai usá-lo em que e com quem?

No Houaiss uma das acepções de Utopia é:

■ substantivo feminino

1 qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar da coletividade

Então, se cada um de nós desejasse, além de nosso próprio progresso, a melhora da pessoa que está aí do lado, talvez a utopia se transformasse em Sonho (7. idéia ou ideal dominante que alguém ou um grupo busca com interesse ou paixão Ex.: o s. da liberdade – Houaiss) e, continuada a busca, este sonho se tornasse realidade.

Felizmente, tenho esperança que tudo isso um dia terá fim. Ainda demora um pouco, eu sei, tb não vamos ser hipócritas e achar que ano que vem vamos ser primeiro mundo no quesito segurança pública, porque ainda falta educação e comida na mesa, mas vamos nos mexer, vamos correr atrás do prejuízo, vamos ser otimistas, pelo menos!! Não precisamos mostrar as coisas ruins a quem quer que seja, a imprensa já faz este trabalho, muito bem feito, com suas páginas de lucrativo sensacionalismo. Vamos divulgar palavras de otimismo e paz! Palavras de fraternidade,solidariedade e luz!!

Façamos então um exercício mental agora...

Somos aproximadamente 7 bilhões de seres no mundo. Deste número retire, na proporção que você achar adequada (use o bom senso), a parte da população que você acredita que seja “criminosa”. Agora pense que, cada um dos que ficaram seja um ponto de luz. Feche os olhos e mentalize esses pontos de luz espalhados pelo globo... Percebeu? Somos maioria! Vamos fazer a diferença. Vamos espalhar luz. Vamos unir a nossa luz com a do vizinho e a do outro vizinho até que a luz de todos juntos posso ser tão imensamente brilhante que sobrepuje a treva da maldade e acabe por atrair essas pessoas para o nosso lado. É possível... Vamos acreditar!

Que a nossa Cidade Maravilhosa possa adormecer tranquila e amanhecer em paz no dia de amanhã. E que, o Cristo de braços abertos continue olhando pos nós.

Um abraço a todos e fiquemos com Deus.

É isso.
 

8 comentários:

  1. Excelente texto! Fiz o exercício mental, é isso aí!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Passei para te desejar Feliz Natal e Feliz Ano Novo. É um prazer tê-la como
    minha seguidora, que o ano que se aproxima seja cheio de muita inspiração, saúde
    e amor, para que todos possamos ser beneficiadas com suas lindas reflesões, garatujas e abobrinhas!


    abraço
    Cidinha

    ResponderExcluir
  3. Oi Chris! Obrigado pela visita ao nosso blog e por nos seguir. Vimos que você tem um outro blog de nome "quero ser chef". Somos os primeiros a te seguir e te pedir para postar uma receita! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi Chris! Tudo bem? Obrigada pela visita e pelo comentário no Brincando de Decorar! Será sempre bem vinda! Uma ótima semana para você! Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por seguir meu blog, também estou seguindo o seu. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Vim retribuir sua visita de muito tempo atrás...desculpa a demora, mas a correria é tanta que não consigo dar conta.
    Se cada um realmente fizer a sua parte, nós fazemos a diferença sim Portanto estamos no caminho certo.
    Vc escreve divinamente bem, atualiza o blog!!!rs.
    Um beijo e um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  7. Muita Sorte! Avisa cuál é o seu Blog novo! XoXo

    ResponderExcluir