quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Contrações...

Em tempos de gripe suína uma gestação de 4 meses é quase uma homenagem aos queridos porquinhos.
Tô me sentindo uma porca mesmo, porca de gorda.
Mas isso é coisa que se fale em dia de inauguração??

Bom, mas digamos logo a que viemos.
Digamos?? Viemos?? Sou só eu!!
Apesar de ter feito convites e tê-los visto sendo recusados, não esmoreci. Vou tocar essa 'bagaça' sozinha mesmo.
Mas colaborações serão bem vindas, sempre! Por favor!!!

Bom, deixa eu contar a história de como foi concebida a idéia central deste blog.

Sempre quis ser escritora e ainda quero, e vou!
Então, no semestre passado na faculdade, tive uma disciplina que chama "Leitura e Produção de Textos II" com a excepcional professora Audrey. Como entrei na faculdade para fazer o Curso de Letras e não consegui transferência, continuei no curso de Pedagogia, bom, outra hora conto esta história pois ela não tá no contexto agora.
Pois bem, a professora lançou aos alunos, como uma forma de estimular a leitura, um projeto que era um desafio composto por três itens.
O primeiro: Aprender uma palavra nova por dia e incorporá-la ao cotidiano, enriquecendo o léxico.
O segundo: Ler uma frase por dia, de um livro de aproximadamente cem páginas (na turma a maioria não lê com frequência, daí o livro pequeno), previamente escolhido (com algum motivo) e informado à professora. Obs: Se houvesse o hábito da leitura e o livro terminasse antes do tempo previsto, outro livro deveria ser escolhido, para não haver interrupção na leitura. A intenção é uma reprogramação no cérebro, para criar o hábito da leitura.
O terceiro: Escrever uma frase por dia, que não deveria ser do livro, a não ser que se desejasse explanar alguma coisa que tivesse gerado algum aprendizado a compartilhar. A frase deveria conter idéias, argumentações, pensamentos, necessidades, desabafos, etc. Qualquer situação é válida para a frase do dia, com a condição de ser elaborada pelo aluno.
Desses três itens, deveríamos prestar contas do andamento e do resultado do projeto para a professora, a forma de fazer, eu escolheria.

Para começar o projeto, escolhi o livro "Memórias do Subsolo" de Fiòdor Dostoiévski, pelo simples motivo de que já o estava lendo anteriormente e tive que interromper a leitura.
Para apresentar, eu escolhi anotar numa caderneta, que fica, até hoje, na minha mesa de cabeceira sendo recheada todas as noites e também, postar num blog, criado para funcionar como um laboratório de idéias, sendo que neste blog, eu convido as pessoas a participar não só do projeto como também a criar tópicos para debate, troca de conhecimentos e opiniões.

Algum tempo passou e eu não estava na "vibe", como diz uma amada amiga que tenho. E o blog ficou quietinho aqui.
Mas minha necessidade de escrever cresceu bastante nos últimos tempos. Apesar de eu não ter muita intimidade (e nem querer) com compromisso de ter que vir aqui todo santo dia, resolvi finalmente inaugurá-lo, atendendo a irônicos pedidos de debochadas amigas sabe...
Isto posto, não me venham cobrar posts ok, quando for a hora eles acontecem.

Como estamos quase em setembro eu não vou transpor pra cá todas as palavras, frases e livros que já li até agora no projeto ok.
Vou começar de hoje e no final dos posts, acrescento algumas coisas do começo do projeto da facul.
Espero que dê tudo certo.

Quero enfim, agradecer a querida, admirável e inesquecível professora Audrey por esta chance de aprendizado e de produção constante de conhecimento que ela me concedeu. Você estará para sempre em meu coração.

Nasceu!!
Sejam todos muito bem vindos!!

Um comentário: